Atualidade O ambiente das Antoninas nas redes sociaisAção Social “Todos por Todos” para ajudar famílias e estimular a economia localCultura e Turismo Casa das Artes quer fazer de Famalicão a Cidade Orizuro Freguesias Vai nascer obra na antiga estamparia de JoaneCâmara Famalicão implementa E-paper para desmaterializar processos urbanísticosEmpreendedorismo e Inovação Baby Box. Startup famalicense quer promover práticas de sono seguras para bebés com conceito novo em PortugalEducação “A mulher fatal” de Camilo Castelo Branco inspira “Heróis improváveis”Mobilidade Intervenção obriga a corte temporário do trânsito no túnel da Avenida Marechal Humberto DelgadoMobilidade Serviços essenciais de autocarros reforçados em FamalicãoEducação Biblioteca Municipal abre segunda-feira com acesso condicionado e limitadoSaúde “Não custa nada, dá vida e sentimo-nos realizados” Segurança e Proteção Civil Proibição temporária para a realização de queimas e queimadasMobilidade Estacionamento tarifado na via pública retoma a 1 de junhoCOVID-19 Feira de Artesanato e Gastronomia canceladaEconomia Feira de Famalicão retoma atividade plena a 3 de junhoEconomia Câmara vai apoiar pequenas empresas no desenvolvimento de projetos de combate à Covid 19Empreendedorismo e Inovação Grupo Tryba investe 50 milhões e cria 201 novos postos de trabalho em FamalicãoJuventude Ymotion com Open Call até outubroCultura e Turismo Crime e Castigo em Camilo Castelo BrancoCOVID-19 Câmara isenta esplanadas de taxas e permite alargamentoCOVID-19 Câmara divulga lista de empresas famalicenses produtoras de materiais de saúdeJuventude Famalicão cria “Linha J” para apoiar e ajudar os jovensEconomia Câmara atribui selo de qualidade a produtores locaisMobilidade Transporte público rodoviário em Famalicão reposto com serviços mínimos
O SEU LUGAR
Educação

Alunos de Famalicão deixam o concelho bem representado no Campeonato Hypatiamat

14-05-2020
Nos dias 4, 6 e 8 de maio realizou-se mais um Campeonato Hypatiamat, desta feita em versão online. Nesta edição participaram mais de 2000 alunos inscritos de todo país, onde foram privilegiadas as competências no domínio da aritmética mental. Os cerca de 420 alunos de Vila Nova de Famalicão que participaram neste campeonato deixaram uma imagem muito positiva, ocupando, em alguns casos, lugares nos pódios.

No jogo SAM (subtração, adição e multiplicação), destinado aos alunos do 2º e 3º ano de escolaridade, os alunos famalicenses atingiram vários lugares no pódio. Na classificação do 2º ano, nos primeiros dez lugares, o Município ficou representado por três alunos. O aluno Afonso Tomás, do Agrupamento de Escolas D. Maria II, ficou em segundo lugar, a aluna Margarida Abreu, do Agrupamento de Escolas de Pedome, ficou em quinto lugar e o aluno Pedro Carvalho, do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, ficou em décimo lugar.

Na classificação do 3º ano, o Município ficou representado pelo aluno Rubim Fernandes, do Agrupamento de Escolas de Pedome, no segundo lugar.

No jogo SAMD (Subtração, adição, multiplicação e divisão), destinados aos alunos do 4º e 5º ano de escolaridade, Vila Nova de Famalicão ficou representado no primeiro lugar com o aluno Eduardo Rodrigues, pertencente ao Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado.

Recorde-se que o Hypatiamat é um programa educativo municipal que está a ser implementado em todos os Agrupamentos de Escolas de Vila Nova de Famalicão, no âmbito do Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal do Ave, com o objetivo de melhorar os resultados académicos e promover o interesse pela matemática. Esta plataforma privilegia o ensino da matemática de uma forma lúdica e pedagógica tornando o processo de aprendizagem divertido.

Este programa Educativo tem como público alvo os alunos do 2º de escolaridade, contempla ações de capacitação a professores titulares de turma e professores de apoio. No seu terceiro ano de implementação já capacitou cerca de 180 professores que lecionam as turmas do 2º ano do concelho.

Quinzenalmente, em sessões de 90 minutos, cerca de 1000 alunos e 56 professores recebem o acompanhamento de professores mediadores do Município, que os apoiam e dinamizam ações no âmbito da Plataforma Hypatiamat.
1317 leituras