Economia A Praça já abriu na InternetAtualidade Famalicão celebra 25 de Abril com sessão solene onlineEconomia Famalicão lidera investimento industrial na regiãoDesporto Famalicão sensibiliza para a ética no desportoEducação Câmara avança com obras de remodelação e ampliação na pré-primária de BairroSaúde Paulo Cunha em ciclo de conferências da CESPUAtualidade Comércio da Vila é o novo “centro comercial” de FamalicãoMobilidade Está aberta ao público a Via Ciclo Pedonal entre Famalicão e GondifelosFreguesias Ampliação e modernização do cemitério de Gondifelos honra a memória de quem parteEconomia Temos Praça!Câmara Reunião Municipal de 04/03 com transmissão em diretoCâmara Município promove webinnar sobre utilização do novo balcão de atendimento digitalCultura e Turismo Famalicão chama jovens músicos para estágio em orquestraMobilidade Câmara e ACP promovem ciclo de formação sobre educação e segurança rodoviáriaMobilidade Reativada a utilização do Passe Sénior FelizAtualidade Câmara de Famalicão abre candidaturas aos Selos Visão’25Câmara Apoios para fixar jovens e premiar bombeiros voluntários Cultura e Turismo O “Discurso Silencioso” de Jorge Pinheiro na Ala da FrenteDesporto Famalicão lança plano para a retoma da atividade físicaCOVID-19 Centro de Vacinação Covid 19 de Famalicão já vacinou mais de 14 mil pessoasEducação Famalicão conclui processo de remoção de fibrocimento nas escolas do concelhoCâmara Famalicão prevê conclusão do PDM em 2022Cultura e Turismo Candidaturas ao Prémio de História Alberto Sampaio decorrem até 31 de maio
O SEU LUGAR

Residentes / Cultura
Rede de Museus

Museu de Cerâmica Artística

Fundação Castro Alves
Rua Comendador Castro Alves - N. 391
4765-053 Bairro - V.N. Famalicão

T: 252 931 053
E: fundacao@fundacaocastroalves.org

Horário
Terça - Sexta:
10h00 - 12h00
14h00 - 17h00

Sábado (com marcação):
15h00 - 18h00

Encerra ao fim de semana e feriados

Entrada Livre

Fundação Castro Alves, instituída pelo Comendador Manuel Castro Alves, tem a sua génese no antigo Centro de Arte e Cultura Popular de São Pedro de Bairro. As suas atividades encontram-se centradas em três valências: Escola de Música (1971), Escola/Oficina de Cerâmica Artística (1979) e Museu de Cerâmica Artística, que foi inaugurado em 1987.
O edifício do Museu e o seu projeto museológico são da autoria do Arquiteto Fernando Lanhas. Um projeto inovador para a época, mas ainda hoje considerado um espaço museológico de referência pelo seu forte cariz pedagógico.
O Museu está intimamente ligado ao funcionamento da Escola/Oficina de Cerâmica Artística, sendo o seu acervo constituído por milhares de exemplares de peças executadas por jovens que tiveram como grandes impulsionadores e professores os pintores Júlio Resende e Francisco Laranjo, o oleiro Fernando Sousa e o arquiteto Fernando Lanhas.
Mais do que um simples museu, este é um lugar onde a cultura popular está presente em todas as peças exibidas.

Missão
Promover e divulgar a cerâmica artística representativa da identidade da Escola de Cerâmica, enquanto espaço de inspiração e criatividade humana, aberto à partilha e à promoção do conhecimento para a valorização artística.

Objetivos
1. Aprofundar e disseminar o conhecimento, processos e técnicas de cerâmica artística, representativa da Escola de Cerâmica;
2. Implementar e avaliar, de forma contínua e adequada, políticas e procedimentos de gestão das coleções;
3. Despertar e alicerçar no público o gosto pela arte cerâmica, promovendo conexões com a sua coleção, através de estratégias interpretativas, e contribuindo para uma economia criativa cultural;
4. Valorizar o Museu de Cerâmica Artística enquanto rosto da comunidade local de artistas;
5. Proporcionar aos visitantes acesso ao museu e às suas coleções, através de estratégias digitais.

Palavras inspiradoras
Inclusão – Expressão – Inspiração – Criatividade – Valorização




Exposição Permanente

Vasos, jarros, travessas e pratos, serviços de chá, café, presépios, figuras populares, pequenos conjuntos escultóricos.
Saiba mais sobre o Museu de Cerâmica
Visite o website