Mobilidade Paulo Cunha pede à Administração Central equilíbrio no apoio aos transportes públicosFreguesias Requião vai ter Pavilhão Multiusos COVID-19 Apoio extraordinário à renda já chega às famílias famalicensesCâmara Município aposta na eficiência energética e poupa 40 por cento na iluminação públicaCultura e Turismo Casa das Artes reabre com Teatro esta quinta-feiraFreguesias Em dia de aniversário Vermoim reconheceu os seus heróisEconomia “Produto que é Nosso” impulsiona inovação e abre redes de comercialização de produtores famalicensesEducação Mais de 600 vagas em formação profissional superior e especialização tecnológicaEducação Concurso de Ideias Empreendedoras INAVE distingue escolas de FamalicãoCultura e Turismo Katia Guerreiro e Noiserv no arranque do Anima-teCultura e Turismo No “Anima-te” também há Street Food e artesanatoEducação EBI de Gondifelos e EB 2,3 de Ribeirão vencem concurso de escrita criativa centrado nos ODSFreguesias Gondifelos, Cavalões e Outiz cada vez mais verdesMobilidade Famalicenses com descontos de 50 por cento nos transportes rodoviáriosCâmara Primeiro boletim municipal em tempos de pandemiaCultura e Turismo “Anima-te” com cinema ao ar livre no parque da DevesaEconomia Startups e Microempresas de Famalicão com linha de financiamento excecional Educação Alunos da Escola Júlio Brandão vencem Programa de Educação Financeira COVID-19 Câmara já distribuiu mais de 120 mil equipamentos de proteção individual a profissionais de primeira linhaMobilidade Encerramento da Rua Lourenço da Silva OliveiraEducação Biblioteca Municipal vai beneficiar de obras de melhoramento e modernizaçãoCâmara Município vai homenagear famalicenses por comportamento exemplarCultura e Turismo Devesa Sunset regressa com o dobro dos concertosCultura e Turismo Jovem Orquestra de Famalicão com mais de 100 candidaturas
O SEU LUGAR
Educação

EBI de Gondifelos e EB 2,3 de Ribeirão vencem concurso de escrita criativa centrado nos ODS

26-06-2020
As turmas do 5.º 1 da EBI de Gondifelos e 6.º F da EB2,3 de Ribeirão foram as grandes vencedoras do Concurso de Escrita Criativa intitulado “tODoS por um mundo melhor”, promovido pela Rede Municipal de Leitura Pública de Famalicão, no âmbito do projeto “ODS: juntos mudamos o mundo”.
A turma do 5.º 1 venceu nas categorias “Erradicar a Fome” e “Erradicar a Pobreza” enquanto a turma 6.º F venceu na categoria Saúde e Qualidade.
Inscreveram-se para este concurso um total de 26 turmas dos Agrupamentos de Escolas de Gondifelos, Ribeirão, D. Sancho I e Camilo Castelo Branco. A iniciativa foi dinamizada, em contexto de sala de aula, pelas técnicas do serviço educativo e cultural da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco que apresentaram, numa primeira fase, o projeto “ODS: juntos mudamos um mundo” e a dinâmica do concurso e, numa segunda fase, realizaram uma oficina de escrita criativa junto de cada uma das turmas inscritas para ajudar na estruturação e construção dos textos.
Após a entrega dos trabalhos finais, o júri do concurso constituído por Isaura Costa, técnica superior do Município de Famalicão, António Pires, coordenador interconcelhio das Bibliotecas Escolares de Vila Nova de Famalicão e Fátima Almeida, autora local, selecionou os vencedores desta primeira edição. O objetivo final seria criar um conto infantojuvenil onde o tema central refletisse os ODS abordados durante o ano letivo que agora termina. De referir que este ano foram tratados os objetivos: 1 erradicar a pobreza, 2 erradicar a fome e 3 saúde de qualidade.
De salientar que o objetivo final deste concurso é a criação uma coleção de 17 contos interativos digitais com todos os textos vencedores das edições realizadas.
Recorde-se que a Rede Municipal de Leitura Pública ciente da importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, instituídos pela ONU em 2015, criou um projeto intitulado “ODS: juntos mudamos um mundo”, com o pretexto de dar a conhecer e dinamizar com a comunidade escolar os 17 ODS, através de diversas iniciativas educativas e culturais, dirigidas a todos os ciclos de ensino com propostas de atividades diferenciadas.
964 leituras