Desporto Câmara renova pisos de Basquetebol e Ténis do Parque da JuventudeCultura e Turismo Francisco Ribeiro da Silva guia Visita de Autor ao Museu de Arte SacraEducação Câmara assume projeto para a requalificação da escola Pe. Benjamim SalgadoCultura e Turismo A Casa das Artes em OutubroCâmara Selos Visão’25 atribuídos a 34 projetos inspiradores Cultura e Turismo II Ciclo de Conferências do Museu da Industria Têxtil arranca sábadoCâmara Reunião municipal de 24/09 com transmissão em diretoMobilidade COMUNICADO | Perturbação no serviço de transportes escolaresCultura e Turismo Famalicão associa-se às Jornadas Europeias do PatrimónioEconomia Montra “Produto que é Nosso” no Bandeirinha até 30 de setembroEducação Câmara investe cerca de 140 mil euros na oferta das fichas de trabalhoEducação Famalicão já oferece ensino artístico e especializado da dança em regime articuladoFreguesias Vale São Cosme ganha Parque de LazerMobilidade Requalificação das ribeiras de Penouços e Ferreiros desbloqueia variante à EN14 entre Famalicão e TrofaEducação Escolas estão prontas para receber os alunos em segurançaCultura e Turismo Mais de 11 mil pessoas passaram pelo Anima-teEducação Ano letivo arranca com confiança e responsabilidadeCOVID-19 Centro de Diagnóstico Móvel para a Covid-19 reativado em FamalicãoAmbiente Projeto de educação e participação nas Pateiras do Ave aprovado ao Fundo AmbientalMobilidade Obras de reabilitação da Estação Rodoviária de Passageiros já arrancaramEconomia O futuro do agroalimentar começa a ser construído em FamalicãoEducação Câmara cria pontos Toca Andar para garantir mobilidade e segurança na zona escolarCultura e Turismo Dias à Mesa promovem Cozinha VegetarianaCultura e Turismo A memória do Holocausto e a ajuda Humanitária dão o mote para colóquio em Famalicão
O SEU LUGAR

Residentes / Cultura Fundações

Fundação Narciso Ferreira

Avenida Narciso Ferreira, 92
4765-202 Riba de Ave
Vila Nova de Famalicão

T: 252 982 146
E: geral@fnarcisoferreira.org

Os descendentes do grande industrial famalicense Narciso Ferreira (Pedome, 1862 - Riba de Ave, 1933), deram continuidade à vasta obra social deixada por este benemérito, como aliás era seu desejo, e foram mais longe quando, em 1944, se lançaram no projeto de criação de uma Fundação com o seu nome.

No ano seguinte, foi instituída a FUNDAÇÃO NARCISO FERREIRA, como "pessoa coletiva de utilidade pública administrativamente”, e especificamente como "instituto de utilidade local", no âmbito da assistência social, envolvendo algumas freguesias do concelho, junto ao rio Ave, local onde Narciso Ferreira implantara as suas unidades fabris.

Hoje, a Fundação prossegue a sua missão como Instituição Pública de Solidariedade Social (IPSS), com sede em Riba de Ave.

A Fundação Narciso Ferreira desenvolveu nas décadas seguintes várias valências na área assistencial - sobretudo em Riba de Ave, Pedome e Oliveira de S. Mateus

Foi dotada de hospital, igreja, escola, GNR, bombeiros, asilo, teatro, creche e cozinha económica. Alguns destes serviços encontravam-se em funcionamento em equipamentos que, ou foram melhorados, ou construídos de raíz. No seu conjunto, este vasto património conferiu à Fundação uma unidade ímpar na obra social criada em prol deste território que hoje perdura.

Depois do encerramento das empresas por motivos conjunturais, a Fundação Narciso Ferreira manteve a sua atividade, prestando  um valioso serviço à população de Riba de Ave e das freguesias adjacentes com apoios de ordem social e na colaboração a projetos culturais e/ou educacionais.

Dos vários projetos executados ao nível do património edificado, salienta-se a manutenção de diversos empreendimentos, bem como a participação nos projetos de reconversão das Escolas Primárias Narciso Ferreira em Pólo da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, a recuperação do Mercado, bem como do antigo Posto da GNR, que em 2017 foi totalmente reabilitado para receber uma Escola de Música e sede da bicentenária banda filarmónica de Riba de Ave.

Como projeto de futuro, destaca-se a reabilitação do Teatro Narciso Ferreira, em articulação com o Município de Vila Nova de Famalicão.

Saiba mais sobre a Fundação Narciso Ferreira
Visite o website